terça-feira, 12 de julho de 2011

OS ANJOS SEM ASAS!

Durante 30 anos, de minha vida me dediquei com afinco a minha profissão, ser um bom policial militar, depois de "pendurar os coturnos" (na linguagem de caserna, se aposentar), resolvi então me dedicar ao trabalho voluntário, que para muitos "doutores" é coisa de "trouxa". Como havia efetuado alguns cursos na área de socorrismo, resgate e defesa civil, decidi então me apresentar as autoridades competentes da cidade onde resido, claro que os caras aceitaram, assim sem perguntar, mas sabe como é, não somos CC(cargo em comissão) e não temos vinculação hierárquica com nenhum parasita do sistema, somos técnicos e com formação para agir em qualquer terreno, sob qualquer tipo de pressão e fazemos isto com amor aos nossos semelhantes, tenho a certeza que neste Brasil existem vários outros "trouxas" que como eu , deixam para trás seus familiares e se entocam por ai,  com suas roupas laranjas, azuis, vermelhas ou qualquer outra, o que importa é o conteúdo e não a embalagem, com seus equipamentos, muitas vezes comprados com os poucos reais que sobram no final do mês, e em muitos lugares pude ver estes caras atolados no barro, até a cintura, mas com um sorriso nos lábios e uma palavra de consolo para com aqueles que perderam o que tinham. Ai então analiso que nosso sistema de Defesa Civil é praticamente inexistente, sendo deslocado de Ministério em Ministério, sem conseguir imprimir um modelo eficiente de proteção à população civil. Exemplos, temos todos os anos, destacando-se o grande incêndio florestal em Roraima em 1998 e o desabamento do Osasco Plaza Shopping, em São Paulo, em 1996, as enchentes de Santa Catarina, em 2008, os desabamento no Rio de Janeiro , em 2010. Nesse campo de atuação não há espaço para improvisações. Se não houver uma estrutura federal bem equilibrada administrativa e operacional, bem como o desenvolvimento de uma cultura prevencionista, estaremos condenados a ficar lamentando perdas de grande monta de vidas humanas, do meio ambiente e do patrimônio. Portanto, Vossas Excelências, é com muito orgulho que nós os "trouxas" do Brasil estaremos sempre em alerta para cumprir nossa missão em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer maneira. Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário